WeCreativez WhatsApp Support
Olá, seja bem vindo ao atendimento via WhatsApp do CEFIDI.
Nosso Horário de atendimento é: Manhã:
2ª a 6ª das 07hs às 12h30

Tarde:
2ª a 6ª das 14hs às 17h15
Close
  • (19) 99957-1000 (WhatsApp) | 3411-7223 | 3411-6185
  • agendamento@cefidi.com.br

Manometria anorretal de alta resolução

Manometria anorretal de alta resolução

O que é o exame de manometria anorretal?

A manometria anorretal computadorizada é um exame que permite ao médico avaliar: o canal anal em repouso (esfíncter interno do ânus); a contenção voluntária às perdas do reto (esfíncter externo do ânus, músculo elevador do ânus e músculo puborretal); o índice e taxa de fadiga para contenção; o estudo do esforço evacuatório; o reflexo inibitório retoanal e a sensibilidade retal.

É realizada através da utilização de uma sonda introduzida pelo ânus por poucos centímetros, conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas, colorimétricas (na manometria de alta resolução).

Atualmente, a manometria anorretal de alta resolução vem constituindo-se relevante avanço em comparação à manometria convencional (8 sensores). Com aumento na densidade de sensores de captação (24 a 36 sensores), com menor distanciamento entre estes, aumentou-se significativamente a acurácia das análises na manometria de alta resolução, aliado ao menor tempo de duração dos exames por permitir a avaliação simultânea do canal anal e da ampola retal.

Equipamento de manometria de alta resolução de 36 canais

Manometria anorretal de alta resolução (exemplos)

Análise em repouso

Análise em contração voluntária (short squeeze)

Análise em contração sustentada (long squeeze)

Análise do esforço evacuatório

Análise em alta resolução anorretal tridimensional (3D)

Qual o auxílio e indicações da manometria anorretal?

A manometria anorretal permite ao médico a investigação de pacientes adultos ou crianças, com constipação intestinal crônica (intestino preso) e incontinência fecal (que perdem fezes ou gases sem perceber).

Em crianças, a manometria anorretal permite avaliar a presença do reflexo inibitório retoanal (reflexo da evacuação), o qual está ausente nas crianças com megacólon congênito (doença de Hirschsprung- uma doença em que a criança nasce com uma parte do intestino sem as respectivas células nervosas) entre outras condições que frequentemente estão associados a quadros de constipação intestinal acentuada.

Na investigação da constipação intestinal em crianças, ressalta-se a importância de entender e diferenciar a encoprese e o soiling. A encoprese é definida como a eliminação, tanto voluntária quanto involuntária, de fezes em ambientes ou momentos inadequados depois que causas orgânicas foram excluídas, em geral, secundária a distúrbios psicológicos. No soiling, o escape fecal observado está associado à constipação intestinal. Em ambas as condições o auxílio psicológico mostra-se útil. Como possível auxílio diagnóstico a manometria anorretal mostra-se útil e como possível recurso terapêutico, entre outras medidas relevantes, quando indicado, o biofeedback anorretal.

Outra condição identificada e relacionada à constipação intestinal crônica é a dissinergia pélvica (anismo), que pode ocorrer tanto em crianças maiores como em adultos.

No estudo da incontinência fecal, a avaliação do status funcional e pressórico do complexo esfincteriano interno e externo e suas interligações com o músculo elevador do ânus e puborretal são componentes identificados na manometria anorretal, sendo o biofeedback anorretal um possível recurso terapêutico em casos selecionados.

Manometria anorretal, indicações:

É necessária internação no Hospital para realizar a manometria anorretal?

Não é necessário. Este exame é realizado em nossa Clínica, em crianças a partir de 6 meses de idade.

Como é feito o exame de manometria anorretal no CEFIDI?

A manometria anorretal é realizada com o paciente deitado do lado esquerdo, sendo introduzida uma sonda pelo ânus por poucos centímetros (adulto, aproximadamente 10 cm; crianças, a partir de 2 cm aproximadamente, variável de acordo com a idade). A passagem é totalmente indolor, sendo auxiliada com líquido e gel lubrificante. São avaliados: período de repouso (sem contração, paciente relaxado); período de contração (para segurar a sonda, simulando que se evite a perda de fezes) em 5 segundos e sustentada por 30 segundos; avaliação da simulação do esforço evacuatório e da simulação da tosse e por fim, testes com balão na extremidade da sonda para avaliar reflexo e sensibilidade. No exame em alta resolução anorretal segue-se o recente protocolo de Londres.

Na manometria de alta resolução (habitualmente realizada em crianças maiores de 10 anos e adultos), com a sonda em posição fixa, o exame tem duração a de 10 minutos aproximadamente. Na manometria convencional (habitualmente realizada em crianças de 6 meses a 8-9 anos em média), precisamos delicadamente mobilizar a sonda em cada estudo, com tempo variável de duração do exame.

Quais são os médicos que habitualmente solicitam a manometria anorretal?

Médicos gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo e pediatras.