Close
  • (19) 99957-1000 (WhatsApp) | 3411-7223 | 3411-6185
  • agendamento@cefidi.com.br

Manometria do esôfago de alta resolução

Manometria do esôfago de alta resolução

O que é o exame de manometria do esôfago?

A manometria esofágica é um exame que permite ao médico avaliar e investigar o funcionamento do esôfago (órgão que conduz e empurra o alimento e líquidos da boca para o estômago), analisar sua propulsão, seu vigor contrátil, sua relação com os esfíncteres superior e inferior, utilizando sensores internos de captação de pressão.

A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, através de uma sonda colocada em uma das narinas conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas (na manometria de alta resolução).

Atualmente, a manometria esofágica de alta resolução vem constituindo-se relevante avanço em comparação à manometria convencional (8 sensores). Com aumento na densidade de sensores de captação (24 a 36 sensores), com menor distanciamento entre estes, aumentou-se significativamente a acurácia das análises na manometria de alta resolução, aliado ao menor tempo de duração dos exames por permitir a avaliação simultânea da faringe, esfíncter superior e inferior do esôfago e corpo esofágico através da simples deglutição de água a intervalos padronizados.

Equipamento de manometria de alta resolução de 36 canais

Equipamento de manometria de alta resolução de 36 canais

Exemplos de manometria esofágica de alta resolução

Manometria de alta resolução do esôfago dentro da normalidade

ESÔFAGO em JACKHAMMER

EsÔfago em jackhammer

ESÔFAGO com OBSTRUÇÃO DA JUNÇÃO ESÔFAGO-GÁSTRICA

EsÔfago com obstruÇÃo da junÇÃo esÔfago gÁstrica

Qual o auxílio e indicações da manometria do esôfago?

A manometria esofágica permite a investigação de sintomas como disfagia (dificuldade para descer o alimento pelo esôfago até o estômago), engasgo (saliva, líquidos), dor torácica (de origem não cardíaca) entre outros. Auxilia no diagnóstico de doenças que podem afetar este órgão como a acalasia (Chagas ou idiopática) ou doenças do colágeno como o lúpus eritematoso sistêmico e a esclerodermia) além de identificar alterações nos pacientes que possam relatar sintomas de disfagia e/ou dor torácica, como no espasmo esofagiano distal, Jackhammer, motilidade esofagiana ineficaz (MEI), entre outros).

Pacientes com sintomas sugestivos  de  doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como a azia (queimação atrás do peito) e regurgitação (volta de alimento e/ou conteúdo ácido do estômago para o esôfago), onde a queixa de disfagia não é tão clara ao paciente ou relatada pelo mesmo, quando investigados à luz da manometria podemos nos deparar com outro diagnóstico como a acalasia do esôfago (condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa após a deglutição, impedindo que o alimento ingerido chegue ao estômago, ficando a comida presa dentro do esôfago), reforçando a importância de tal investigação pela manometria também nos pacientes candidatos a cirurgia para cirurgia anti-refluxo.

A manometria esofágica está indicada para:

  • localização adequada dos esfíncteres superior e inferior do esôfago, permitindo o posicionamento correto da sonda de Phmetria e Impedâncio phmetria
  • estudo pré-operatório de pacientes com DRGE e na avaliação de distúrbios motores associados
  • estudo de pacientes com dor torácica de origem não cardíaca
  • estudo de doenças sistêmicas com acometimento do esôfago (neuropatias, esclerodermia entre outros)
  • avaliação de pacientes com queixa de disfagia

É necessária internação no Hospital para realizar a manometria do esôfago no CEFIDI?

Não é necessário. Este exame é realizado em nossa Clínica, em crianças colaborativas a partir de 7 anos de idade.

Como é feito o exame de manometria do esôfago no CEFIDI?

O paciente após a anamnese inicial permanece na posição sentada, sendo colocado um anestésico local de maneira bastante efetiva, com gel pela narina (crianças pequenas e adultos) e spray pela boca (crianças maiores se necessário e adultos). Após, realizamos a introdução da sonda da manometria esofágica, com cuidado, à medida em que o paciente vai deglutindo água aos poucos por uma seringa (a introdução habitualmente leva menos de 1 minuto).

O paciente então deita-se, recostando sua cabeça em um travesseiro, permanecendo de barriga para cima. Na manometria de alta resolução, com a sonda em posição fixa, determinada no início do exame, o paciente ingere 5ml de água a cada 30 segundos, totalizando 10 deglutições úmidas, finalizando, em geral, o exame em aproximadamente 10 minutos. Se necessário, o exame é complementado na posição sentada segundo a Classificação recente de Chicago 4.0.  Na manometria convencional (realizada em crianças de 7 a 10 anos habitualmente), a criança irá ingerir 5ml de água a cada 20 segundos avaliando-se de maneira separada o esfíncter inferior do esôfago, o corpo esofágico e o esfíncter superior do esôfago. Para tais análises é necessário mobilizar delicadamente a sonda de manometria, método de ¨pull through¨, finalizando o exame após em aproximadamente 20 a 25 minutos.

Quais são os médicos que habitualmente solicitam a manometria do esôfago?

Médicos gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, os médicos pediatras, clínicos, pneumologistas, otorrinolaringologistas e cardiologistas.

Podemos ajudar?
Bem-vindo(a)!
Olá 👋
Nosso horário de atendimento é:
Manhã:
2ª a 6ª das 7hs às 12h30
Tarde:
2ª a 5ª das 14hs às 17h15
6ª das 14hs às 16h30

Marque a opção abaixo para concordar com o uso de seu contato para continuar com o atendimento.