WeCreativez WhatsApp Support
Olá, seja bem vindo ao atendimento via WhatsApp do CEFIDI.
Nosso Horário de atendimento é: Manhã:
2ª a 6ª das 07hs às 12h30

Tarde:
2ª a 6ª das 14hs às 17h15
Close
  • (19) 99957-1000 (WhatsApp) | 3411-7223 | 3411-6185
  • agendamento@cefidi.com.br

Manometria do esôfago de alta resolução

Manometria do esôfago de alta resolução

O que é o exame de manometria do esôfago?

A manometria esofágica é um exame que permite ao médico avaliar e investigar o funcionamento do esôfago (órgão que conduz e empurra o alimento e líquidos da boca para o estômago), analisar sua propulsão, seu vigor contrátil, sua relação com os esfíncteres superior e inferior, utilizando sensores internos de captação de pressão.

A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, através de uma sonda colocada em uma das narinas conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas (na manometria de alta resolução).

Atualmente, a manometria esofágica de alta resolução vem constituindo-se relevante avanço em comparação à manometria convencional (8 sensores). Com aumento na densidade de sensores de captação (24 a 36 sensores), com menor distanciamento entre estes, aumentou-se significativamente a acurácia das análises na manometria de alta resolução, aliado ao menor tempo de duração dos exames por permitir a avaliação simultânea da faringe, esfíncter superior e inferior do esôfago e corpo esofágico através da simples deglutição de água a intervalos padronizados.

Equipamento de manometria de alta resolução de 36 canais

Exemplos de manometria esofágica de alta resolução

ESÔFAGO em JACKHAMMER

ESÔFAGO com OBSTRUÇÃO DA JUNÇÃO ESÔFAGO-GÁSTRICA

Qual o auxílio e indicações da manometria do esôfago?

A manometria esofágica permite a investigação de sintomas como disfagia (dificuldade para descer o alimento pelo esôfago até o estômago), engasgo (saliva, líquidos), dor torácica (de origem não cardíaca) entre outros. Auxilia no diagnóstico de doenças que podem afetar este órgão como a acalasia (Chagas ou idiopática) ou doenças do colágeno como o lúpus eritematoso sistêmico e a esclerodermia) além de identificar alterações nos pacientes que possam relatar sintomas de disfagia e/ou dor torácica, como no espasmo esofagiano distal, Jackhammer, motilidade esofagiana ineficaz (MEI), entre outros).

Pacientes com sintomas sugestivos  de  doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como a azia (queimação atrás do peito) e regurgitação (volta de alimento e/ou conteúdo ácido do estômago para o esôfago), onde a queixa de disfagia não é tão clara ao paciente ou relatada pelo mesmo, quando investigados à luz da manometria podemos nos deparar com outro diagnóstico como a acalasia do esôfago (condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa após a deglutição, impedindo que o alimento ingerido chegue ao estômago, ficando a comida presa dentro do esôfago), reforçando a importância de tal investigação pela manometria também nos pacientes candidatos a cirurgia para cirurgia anti-refluxo.

A manometria esofágica está indicada para:

  • localização adequada dos esfíncteres superior e inferior do esôfago, permitindo o posicionamento correto da sonda de Phmetria e Impedâncio phmetria
  • estudo pré-operatório de pacientes com DRGE e na avaliação de distúrbios motores associados
  • estudo de pacientes com dor torácica de origem não cardíaca
  • estudo de doenças sistêmicas com acometimento do esôfago (neuropatias, esclerodermia entre outros)
  • avaliação de pacientes com queixa de disfagia

É necessária internação no Hospital para realizar a manometria do esôfago no CEFIDI?

Não é necessário. Este exame é realizado em nossa Clínica, em crianças colaborativas a partir de 7 anos de idade.

Como é feito o exame de manometria do esôfago no CEFIDI?

O paciente após a anamnese inicial permanece na posição sentada, sendo colocado um anestésico local de maneira bastante efetiva, com gel pela narina (crianças pequenas e adultos) e spray pela boca (crianças maiores se necessário e adultos). Após, realizamos a introdução da sonda da manometria esofágica, com cuidado, à medida em que o paciente vai deglutindo água aos poucos por uma seringa (a introdução habitualmente leva menos de 1 minuto).

O paciente então deita-se, recostando sua cabeça em um travesseiro, permanecendo de barriga para cima. Na manometria de alta resolução, com a sonda em posição fixa, determinada no início do exame, o paciente ingere 5ml de água a cada 30 segundos, totalizando 10 deglutições úmidas, finalizando, em geral, o exame em aproximadamente 10 minutos. Se necessário, o exame é complementado na posição sentada segundo a Classificação recente de Chicago 4.0.  Na manometria convencional (realizada em crianças de 7 a 10 anos habitualmente), a criança irá ingerir 5ml de água a cada 20 segundos avaliando-se de maneira separada o esfíncter inferior do esôfago, o corpo esofágico e o esfíncter superior do esôfago. Para tais análises é necessário mobilizar delicadamente a sonda de manometria, método de ¨pull through¨, finalizando o exame após em aproximadamente 20 a 25 minutos.

Quais são os médicos que habitualmente solicitam a manometria do esôfago?

Médicos gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, os médicos pediatras, clínicos, pneumologistas, otorrinolaringologistas e cardiologistas.