Trânsito colônico
Trânsito colônico
O que é o exame de Trânsito colônico?
O estudo do tempo de trânsito colônico é um exame complementar que permite ao médico avaliar a motilidade colônica (intestino grosso), através da ingesta de uma cápsula específica contendo 24 marcadores radiopacos, com consequente avaliação e interpretações.

Exemplo de exame de trânsito colônico


Qual o auxílio e indicações do estudo do tempo de trânsito colônico?
É um exame útil complementar na investigação de pacientes adultos ou crianças maiores com constipação intestinal crônica, o qual auxilia na identificação da inércia colônica (tempo de trânsito colônico lento) segmentar e/ou total, assim como na síndrome de obstrução de saída (¨outlet obstruction¨).
Como é feito o exame de trânsito colônico no CEFIDI?
Existem algumas técnicas possíveis na literatura científica. Em nossa Clínica, CEFIDI, utilizamos a ingesta de 1 cápsula com 24 marcadores radiopacos e a partir do dia seguinte o paciente deverá realizar uma radiografia simples do abdome, na posição deitado, por 05 dias, na mesma faixa de horário o qual fez a ingesta da cápsula. Após a realização das 05 radiografias será avaliada e analisada a motilidade (¨caminhar¨) dos marcadores ao longo do intestino grosso, sendo avaliado de maneira segmentar, separado em cólon direito, cólon esquerdo e retossigmóide.
É necessária internação no Hospital para realizar o trânsito colônico?
Não é necessário. Apenas o paciente fará a ingesta da cápsula na Clínica ou irá levá-la e ingerir em sua própria casa. As radiografias devem ser realizadas nas Clínicas de Radiologia.
Quais são os médicos que habitualmente solicitam trânsito colônico?
Médicos gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo e pediatras.